Casas de Luxo; Casas a Venda na Barra da Tijuca e Casas a Venda no Recreio dos Bandeirantes


                      

                  lha Pura, o novo bairro sustentável da Barra da Tijuca


                             Sustentabilidade: a marca da Ilha Pura

O novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, a Ilha Pura, em construido pelas incorporadoras Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias, terá como principal pilar de desenvolvimento a sustentabilidade, implantada desde a instalação do canteiro de obras. Por meio de soluções inovadoras, o bairro nasce com um novo conceito de qualidade de vida, que busca o uso racional de recursos e redução do impacto ambiental.

De acordo com Maurício Cruz Lopes, diretor geral da Ilha Pura, “temos a preocupação em ser um bairro totalmente planejado que trará benefícios para os futuros moradores, pois vão morar em um lugar privilegiado, cercado de verde e sustentável. Os critérios que adotamos estão de acordo com as mais modernas tecnologias sustentáveis. Todo o processo foi elaborado de forma a minimizar o impacto ambiental no entorno e otimizar ao máximo o processo construtivo e a utilização de recursos naturais”, explica. 

O projeto do novo bairro, que abrigou os atletas olímpicos e paraolímpicos em 2016, foi concebido para atender aos mais altos padrões de sustentabilidade. Além das práticas de uso racional de recursos naturais na construção do bairro, o conceito se expande no legado sustentável do parque e dos condomínios, que fará parte do dia a dia do morador de Ilha Pura. Entre as soluções encontradas pelas equipes responsáveis pela construção no canteiro de obras foram:

 - Diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e Implantação das usinas de concreto

As emissões de gases de efeito estufa gerados pela obra e pela cadeia de suprimentos eramo monitorados. Além de contabilizar as emissões ao final da obra, a Ilha Pura teve um planejamento para a redução das emissões de GEE com metas e planos de ação específicos. Para atender a demanda de concreto da obra, duas unidades de produção foram instaladas no canteiro da Ilha Pura. A usina de concreto reduziu o impacto da circulação de caminhões no tráfego do entorno e reduziu em aproximadamente 1.200 toneladas as emissões de CO2. 

 - Viveiro de Mudas

O viveiro de mudas, localizado em um terreno vizinho à Ilha Pura, atenderam as espécies que foram utilizadas no paisagismo do parque, um total de 163 espécies e mais de 35.000 mudas. O projeto do parque foi elaborado pelo escritório Burle Marx e prioriza o uso de espécies nativas. A estratégia de montar um viveiro de mudas foi motivada pela ideia de entregar um empreendimento diferenciado aos futuros moradores. Ao cultivar as mudas, a Ilha Pura reduz o impacto de transporte destas espécies.

 - Uso de Madeira Nativa Certificada

Grande parte do impacto ambiental da Ilha Pura é proveniente dos materiais utilizados na construção e do consumo de recursos naturais. O estudo da pegada de carbono, que identificou a quantidade e origem das madeiras compradas pela Ilha Pura, motivou a estruturar um programa para minimizar os riscos da compra da madeira chamada “falsa-legal”. Neste sentido, a Ilha Pura promove o engajamento de seus parceiros na obtenção de certificações de manejo sustentável como o FSC e o CERFLOR.

 - Redução na geração e reuso dos resíduos

Grande parte dos resíduos gerados durante a construção foram reutilizados dentro do próprio canteiro de obras: 100% dos resíduos da fase de fundações e estrutura de concreto foram britados e aplicados na obra. Os resíduos recicláveis foram enviados à cooperativas de reciclagem. Todos os resíduos orgânicos do canteiro foram transformados, por meio da técnica da compostagem, em parte do adubo que foram usado no paisagismo do parque do empreendimento. A Ilha Pura teve também uma caçamba-prensa que reduziu em 75% o volume transportado de resíduos não recicláveis, reduzindo o tráfego de caminhões e consequentemente os GEE.

 - Gestão de água e energia com medição setorizada e on-line em 15 áreas

Monitoramento on-line e por radio frequência dos consumos de forma precisa para conscientizar os integrantes sobre o uso racional destes recursos. O canteiro de obras foi dividido em 15 centros de atividade, entre eles os condomínios, cozinha industrial, sede Ilha Pura.

Com relação ao empreendimento, diversos itens de sustentabilidade serão contemplados e, entre eles, estão as certificações: Certificação LEED for Neighborhood Development (LEED para Desenvolvimento de Bairros) e AQUA Bairros e Loteamentos. As certificações ambientais do empreendimento vieram como consequência do trabalho que está sendo desenvolvido.

 - LEED ND

A Ilha Pura foi o primeiro projeto a receber a certificação LEED ND (desenvolvimento de bairros) da América Latina, na primeira fase do bairro planejado que abrigaou os atletas durante as Olimpíadas Rio 2016. A certificação integra princípios de crescimento planejado e inteligente, urbanismo sustentável e edificações verdes, por meio de diferentes tipologias de edificações e mistura de usos dos espaços urbanos.

 - AQUA Bairros e Loteamentos

O empreendimento é o primeiro a receber a certificação AQUA Bairros e Loteamentos no Rio de Janeiro, além de ter todas as torres certificadas pelo selo AQUA Habitacional. A certificação AQUA é a primeira a levar em consideração as especificidades do Brasil para a elaboração dos critérios de desempenho da qualidade ambiental do edifício e dos requisitos para o sistema de gestão do empreendimento. O projeto foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental, divididos em três grandes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas.

 - Estação de Tratamento de Águas Cinzas

Água cinza é a água residual, ou seja, não-industrial, a partir de processos domésticos como lavar as mãos e tomar banho. A Ilha Pura contará com uma estação de reuso de águas cinzas para tratar e reutilizar a água dos chuveiros e lavatórios nas bacias sanitárias, irrigação do parque e reposição da água dos lagos.

 - Eficiência Energética

Redução no consumo de energia elétrica através de ações que vão desde substituição de lâmpadas comuns para lâmpadas eficientes (LED) nas áreas comuns, sensores de presença, até instalação de usina de painéis fotovoltaicos, elevadores com sistema regenerativo, entre outros.

 - Parque Público

Localizado em uma área com mais de 72 mil metros quadrados, o parque Ilha Pura está sendo desenvolvido com o objetivo de integrar o novo bairro ao seu entorno. Formam um espaço único de integração, com paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx, mais de 40 atrações e uma feira de produtos orgânicos à disposição dos futuros moradores.

Bairro Planejado

Com mais de 800 mil metros quadrados de área, a Ilha Pura é norteada pelos conceitos de sustentabilidade, mobilidade urbana, acessibilidade, segurança, conforto e qualidade de vida. Está situada entre o maciço da Pedra Branca e as lagoas da Barra da Tijuca e será um novo bairro de alto padrão, privilegiando a qualidade de vida e o bem-estar dos futuros moradores.

A Ilha Pura também contribuirá para o desenvolvimento da mobilidade urbana na Barra da Tijuca e seu entorno. A construção de grandes vias, como a Transoeste, Transolímpica e Transcarioca, encurtarão as distâncias entre outros locais da cidade e facilitarão o acesso a outras macrorregiões.

                                         CONHEÇA OS CONDOMÍNIOS

http://casasluxo.com.br/busca.php?condominio=628